Plataforma de Ensino à Distância

Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de curso online. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS), conhecidos como Sistema de Gestão de Aprendizagem.

UTILIZAÇÃO

• Para ensino online ou semi presencial de Universidades, escolas e cursos técnicos;
• Para Treinamento corporativo de empresas, instituições governamentais e não-governamentais, ong’s e startups;
• Para comunicação e troca de documentos entre colaboradores;
• Para o aperfeiçoamento de colaboradores e histórico de informações para os tomadores de decisão;
• Para reforço dos alunos pelos professores de forma independente;
• Como modelo central de startups ou empresas que produzem conteúdo;
• Para venda e consumo de cursos livres;

ADMINISTRADOR

• Gerir utilizadores;
• Definir modelos de autenticação;
• Programar cópias de segurança automáticas;
• Gerir disciplinas e as suas categorias;
• Gerir idiomas;
• Gerir módulos (atividades e blocos);
• Gerir página inicial;
• Gerir aparência do site;
• Relatórios;
• Novos blocos de atividades;

PROFESSOR

• Configuração da disciplina;
• Gestão de alunos;
• Gestão de grupos;
• Gestão de cópias de segurança;
• Análise de relatórios;
• Gestão de escala de notas;
• Análise de notas dos alunos;
• Gestão de sistema de arquivos/ficheiros;
• Acesso a fórum de professores;
• Acesso a tarefas efetuadas pelos alunos;

ALUNO

• Recursos
• Atividades
• Bloco administração

CARACTERÍSTICAS

Os materiais dinâmicos (atividades) disponibilizados pelo professor/formador constituem a grande mais-valia do Moodle, uma vez que permitem a interação entre o professor/formador e os alunos.

• Glossário – recurso que permite a criação de uma lista de termos utilizados no curso e sua definição;
• Fórum – recurso utilizado para que os participantes possam discutir um determinado tema e dirimir possíveis dúvidas sobre o conteúdo abordado;
• Chat – canal de comunicação instantânea entre os alunos em momentos previamente agendados pelo tutor;
• E-mail – ferramenta de comunicação assíncrona, para envio e recepção de mensagens entre os participantes do grupo;
• Wiki – permite que os participantes adicionem e editem uma coleção de páginas da web; pode ser colaborativo (nesse caso, todos podem editá-lo), ou individual (só o responsável pelo wiki pode editá-lo);
• Questionário – permite que o professor crie e configure testes de múltipla escolha, correspondência e outros tipos de questões. Cada participação é verificada automaticamente informando a resposta corretas, sendo que o professor pode escolher dar feedback e/ou mostrar as respostas certas;
• Tarefa – permite ao professor especificar um trabalho a ser feito online ou presencial, que pode ser avaliado.

Entre as tarefas realizadas pelo Sistema Moodle, podemos destacar:

– Controle do acesso de alunos ao curso, onde se encontram os conteúdos e os recursos interativos e de avaliação;
– Controle da liberação, em separado, de cada parte do conteúdo para o aluno: links para websites, material impresso, vídeos, áudios, animações, glossários de termos etc.
– Fornecimento de ferramentas de interatividade, como fóruns, enquetes e chats, integrando o gerenciamento de cada um no sistema de controle dos alunos matriculados no curso;
– Fornecimento de instrumentos de avaliação, como exercícios com correção instantânea etc.

Moodle

Auxílio na Gestão da sua escola?

Preencha as informações abaixo que entraremos em contato.

APOIO AO
TREINAMENTO PRESENCIAL EM CORPORAÇÕES

Empresas de todos tamanhos e segmentos adotaram educação a distância como ferramenta, não só de aprendizado, mas também de treinamento. É possível hoje utilizar aparelhos de web e teleconferência para contatar polos distantes afim de realizar reuniões, treinamentos e palestras, assim além da diminuição de custos é possível também atingir um público maior em diferentes locais do mundo, sem haver deslocamento de materiais ou pessoas.

Custos menores

A disseminação das informações através de meios tecnológicos podem
ter custos mais efetivos, em virtude do tempo em que o aprendizado pode ser realizado. Estima-se que se economize cerca de 20% a 50% do tempo em relação ao meio presencial;

Aprendizado controlado

As tecnologias permitem uma autoridade individual em relação
ao ambiente de aprendizado, seja ele ministrado em sala de aula, trabalho ou em casa; As tecnologias permitem uma autoridade individual em relação
ao ambiente de aprendizado, seja ele ministrado em sala de aula, trabalho ou em casa;

Interatividade

Os avanços das tecnologias fizeram com que se desenvolvesse ambientes de aprendizagem interativos. Estes ambientes começaram a renovar o interesse do aluno em relação ao processo de capacitação, visto que o contato torna-se mais ativo;

Uniformidade de conteúdo

A informação desenvolvida pode ser construída e transmitida
de forma mais consistente para todos os usuários, reduzindo a possibilidade de várias interpretações;

Atualização rápida de conteúdo

Conteúdos podem ser atualizados em tempo real.

1
Olá. Como podemos ajudar?
Powered by